NOTÍCIAS

Actualidade

Ximenez GroupLuzes de Natal

Vigo inicia os trabalhos de instalação das luzes de Natal de 2025

30 Julho 2025

No Natal de 2025, a cidade contará com quase 12 milhões de pontos de luz e um total de 460 ruas iluminadas pela empresa de Puente Genil

O presidente da Câmara Municipal de Vigo, Abel Caballero, inaugurou na manhã deste dia 30 de julho os trabalhos de instalação das luzes que decorarão o Natal desta cidade galega. Com a inauguração destes trabalhos de montagem, dá-se o pontapé inicial às montagens que serão realizadas pelos trabalhadores do Ximenez Group durante estes meses de 2025. Acompanhado por vários representantes da Câmara Municipal de Vigo e funcionários da empresa responsável pela montagem, Caballero mostrou aos presentes uma seleção de alguns dos motivos que serão instalados no centro histórico da cidade durante as festas natalinas, simbolizando assim o início da instalação natalina. Além disso, durante o evento, o presidente da Câmara da cidade olívica anunciou em primeira mão que um total de aproximadamente 12 milhões de pontos de luz LED iluminarão a cidade desde o mês de novembro até depois das festas e que haverá um total de 460 ruas decoradas por toda a cidade, 40 a mais do que no Natal passado.

Novidades e surpresas para o Natal de 2025

Vigo voltará a superar-se com a instalação de luzes LED e motivos ornamentais, entre arcos, elementos luminosos e árvores decorativas.
Os operários do Ximenez Group, empresa líder em iluminação artística com sede em Puente Genil (Córdoba) e responsável pela montagem em Vigo desde 2017, trabalharão durante os próximos meses em todos os recantos da cidade, em coordenação com a Câmara Municipal e com especial atenção aos espaços mais movimentados. Serão instalados quilómetros de cabos, estruturas e motivos 3D que darão forma ao universo natalício de Vigo. Este trabalho minucioso requer começar no pleno verão para que tudo esteja pronto para a grande inauguração oficial.

Abel Caballero adiantou que este ano haverá novidades e surpresas para continuar a impressionar aqueles que repetem a visita e aqueles que chegarão pela primeira vez atraídos pelo fenómeno natalício. «Não haverá ninguém em Espanha e em toda a Europa que não venha a Vigo. Não é preciso dizer nada às pessoas que já visitaram Vigo no Natal. Todos os que vêm a Vigo repetem necessariamente porque o Natal atrai tanto, cativa tanto, que temos muitas famílias que repetem, porque, além disso, Vigo tem muita qualidade de vida e o custo de estar aqui é acessível».

Um motor económico e turístico para Vigo

As luzes de Vigo mudaram completamente o mapa turístico da cidade. Antes, dezembro era um mês sem quase nenhum turismo em Vigo. Agora é uma das grandes épocas altas da cidade olívica. A cidade enche-se de visitantes, os hotéis e restaurantes trabalham a pleno rendimento e Vigo é conhecida internacionalmente pelo seu Natal. Neste sentido, o presidente da câmara destacou que o impacto económico gerado pelo Natal na cidade ultrapassa os 800 milhões de euros «numa estimativa conservadora» e, além disso, «há algo que não pode ser avaliado, que é a imagem de marca».

Em apenas alguns anos, o Natal de Vigo passou de uma festa celebrada localmente a um fenómeno turístico, com milhões de pessoas a viajar para ver um espetáculo único em Espanha. Caballero insistiu no ato de início da montagem do Natal que este modelo dinamizou a economia local, destacando que não se trata apenas de luzes, mas também de emprego, comércio, hotelaria e promoção para toda a Galiza.

Ximenez Group, a empresa responsável pela montagem em Vigo

Para o Ximenez Group, a iluminação natalícia de Vigo é um exemplo do poder transformador da iluminação. «Quando a luz se torna experiência, identidade e motor turístico, estamos a gerar algo que transcende o decorativo. É economia, é emprego e, acima de tudo, é emoção para quem a vive», destacam na empresa.
Caballero felicitou publicamente o Ximenez Group pela «sua cooperação» numa montagem que «é muito complicada» devido à dimensão do projeto. Tanto que esclareceu que a Câmara Municipal de Vigo já «está a estudar o Natal daqui a dois e três anos. Isto não é algo improvisado; é muito estudado, muito calculado, muito medido e planeado». E tudo isso, destacou, para que «o local emblemático do Natal, em vez de ser Times Square, seja Vigo».
Com este ato simbólico, Vigo inicia oficialmente um caminho rumo a um novo Natal que já faz parte do seu ADN.