As luzes de Natal são muito mais do que uma simples iluminação decorativa para uma cidade. Hoje, no Dia Mundial do Turismo, falamos sobre uma nova tendência em torno da iluminação natalina: o turismo de luzes de Natal
O turismo é um setor que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. E com esse crescimento veio uma adaptação às novas tendências de mercado e à evolução que a sociedade sofreu nas últimas décadas. A melhoria das condições de trabalho em muitos países, o aumento da classe média no mundo, a redução dos custos de transporte e a facilidade proporcionada pelas novas tecnologias para viajar contribuíram para que tenhamos passado de 25 milhões de deslocamentos em 1950 para mais de 1,3 bilhão atualmente.
Viajar está associado ao prazer e à busca de novas experiências e, com a proximidade do início da época natalina, as luzes de Natal tornaram-se um dos principais fatores para o crescimento vertiginoso do turismo durante os meses festivos nos últimos anos. Isso também levou as cidades a investir cada vez mais em uma iluminação natalina espetacular para suas ruas, como é o caso de Vigo, Málaga, Madri e Valladolid.
O que é o Turismo de Luzes de Natal?
O turismo de luzes de Natal é uma das tendências que se popularizou nos últimos anos, impulsionada pelo aumento do investimento em iluminação de Natal feito pelas cidades. Essa iniciativa incentiva o deslocamento de turistas para essas cidades, atraídos pela decoração e iluminação instaladas durante o Natal por todas as ruas e praças.
O Grupo Ximenez é a empresa líder em iluminação decorativa e responsável pelas luzes de Natal mais famosas do mundo. É a empresa encarregada de iluminar o Natal em centenas de cidades, mais de 250 espalhadas pelos cinco continentes, sendo a responsável pelo apelo turístico que essas cidades ganham na época do Natal.
O turismo de luzes é uma tendência que ganha cada vez mais força na temporada natalina, transformando cidades de todo o mundo em destinos festivos e pontos obrigatórios de visita para centenas de milhares de turistas no Natal. As luzes de Natal tornam-se, assim, o principal atrativo turístico de uma cidade, incentivando as viagens durante o Natal, chegando a atingir 100% de ocupação em seus hotéis e aumentando consideravelmente as receitas e lucros de comércios e estabelecimentos próximos à iluminação natalina.
As luzes de Natal que conquistam o mundo
Várias cidades são ícones da iluminação natalina como atração turística para suas ruas durante os meses de Natal. Um claro exemplo do importante retorno em números de turismo proporcionado pela iluminação de Natal é a cidade de Vigo, um ponto de parada obrigatória no mapa do turismo de luzes de Natal.
A famosa árvore de Natal de grande porte instalada na central Puerta del Sol de Vigo, ou sua espetacular caixa de presente gigante, são alguns dos cenários mais fotografados do Natal em Vigo, todos eles com o selo e a iluminação do Grupo Ximenez.
Visitar Málaga e sua famosa Calle Larios no Natal já se tornou uma tradição para centenas de milhares de turistas de todo o mundo. Um incrível espetáculo de luz e som adorna essa famosa rua malaguenha todos os anos, capturando a atenção de todos os visitantes que lá se reúnem no Natal. A iluminação natalina da Calle Larios, projetada, fabricada e instalada pelo Grupo Ximenez, já é um ícone das festas na Andaluzia, na Espanha e no mundo.
Todos os meses de dezembro, as ruas de Madri se enchem de turistas que querem desfrutar de uma atmosfera mágica no Natal. Para isso, o Grupo Ximenez instala milhões de luzes LED anualmente nas principais vias e praças mais movimentadas da capital, para garantir que nenhum canto deixe de ser fotografado e compartilhado nas redes sociais pelos visitantes. A árvore de Natal da Puerta del Sol, a grande bola natalina ou a original iluminação que decora a famosa Gran Vía a cada ano são algumas das espetaculares luzes de Natal instaladas pelo Grupo Ximenez em Madri.
Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo é celebrado todos os anos em 27 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre o valor social, cultural, político e econômico do turismo. A escolha desta data se justifica por coincidir com o fim da alta temporada de turismo no hemisfério norte e o início dessa temporada no hemisfério sul.
O Grupo Ximenez se une à celebração desse importante marco anual, como promotor e responsável por uma das atrações turísticas de maior crescimento nos últimos anos: as luzes de Natal e seu apelo para visitantes e moradores locais. Desde o seu início, defende a ideia de que a iluminação natalina é muito mais do que uma simples decoração luminosa. É economia, é emoção e, além disso, é turismo.